Grande entrevista com Manuel Ventura: O estado do mercardo nacional de artes visuais / A arte feita por jovens angolanos

image

MANUEL VENTURA é um artista visual, um dos mais destacados no mercado Angolano, também é professor do CEARTE (Complexo escolar das artes) e membro da UNAP (União nacional de artistas plásticos). Em entrevista ao nosso blog falou-nos sobre a sua trajetória como artista, sobre o estado do mercado nacional de artes visuais e sobre a arte feita por jovens angolanos.

MANUEL VENTURA começou a sua trajetória artística no ateliê de artes Transumância, seguindo para diversas formações académicas na Escola nacional de artes plásticas, na Faculdade de Ciências Sociais da UAN (Universidade Agostinho Neto), e no exterior do país. Traz consigo uma coleção de prémios e exposições individuais e colectivas que o tornam no artista experiente e uma referência nas artes visuais angolana.

Sobre O MERCADO NACIONAL DE ARTES VISUAIS, falou-nos que apesar de ser um mercado promissor, existe uma notória falta de apoio que os artistas encontram, pois as instituições públicas ou privadas ainda não encaram as vendas ou compras de obras como promissoras, acabando em contrapartida por tornar difícil a obtenção de financiamento para apoiar os artistas. Ainda referiu sobre as galerias de arte que são poucas e por sua vez tão comerciais que se fecham, dando apoio apenas para alguns artistas.

E por conta desta experiência, alguns artistas optam por trabalhar sozinhos, tornando o trabalho mais sobrecarregado, onde os mesmos têm que fazer os trabalhos de criação artística, gestão de carreira, gestão de publicidades, vendas e outros trabalhos de apoio aos artistas que as galerias fornecem, inclusive o financiamento das próprias exibições e custos de produção.

"URGE A NECESSIDADE DE SE CRIAR UM MUSEU DE ARTE NACIONAL PORQUE AOS POUCOS O PAÍS VAI FICANDO SEM OBRAS DE ARTE DE ARTISTAS ANGOLANOS RENOMADOS, UMA VEZ QUE OS ESTRANGEIROS SÃO OS MAIORES COLECIONADORES DO PAÍS, LEVANDO AS OBRAS PARA O EXTERIOR"

A ARTE FEITA POR JOVENS ANGOLANOS

"EXISTEM INÚMEROS JOVENS QUE FAZEM BOA ARTE, SÓ QUE MUITOS DELES PRECISAM PROCURAR MAIS O APRENDIZADO DO QUE OS RESULTADOS RÁPIDOS"

Manuel Ventura falou-nos sobre a importância dos jovens buscarem pelo aprendizado e não apenas pelos resultados,fama ou lucros. Ainda assim referiu sobre algumas formas de obter ganhos que os jovens podem optar como desenhar ao vivo em eventos, pintar roupas e outras.

Por fim, MANUEL VENTURA contou-nos em primeira mão que está a trabalhar em novas coleções de artes que em breve serão apresentadas ao público, bem como noutros projectos, e que pretende futuramente tornar uma das suas residências em Casa museu, onde há de expor algumas das suas obras e outras informações que fazem parte da sua história como profissional nas artes visuais.

2023- Luanda Go back